EN

Francisco José Malveiro Martins

Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

MENSAGEM
DO PRESIDENTE

Câmara Municipal de Lagoa
Francisco José Malveiro Martins

O município de Lagoa promove, pelo quinto ano consecutivo, o Festival Internacional de Guitarra. Este ano, este evento contará com uma programação alargada de concertos de guitarra com vários grupos musicais que se estendem durante três fins-de-semana do mês de setembro e que se concretizam num conjunto de atividades que vão d’ “A guitarra vai às escolas” à “Guitarra e a gastronomia”, passando pela “Guitarra e o vinho” e “A guitarra e a natureza”.
Assim, entre os dias 15 e 29 de setembro, Lagoa será animada por estilos musicais distintos unidos pela guitarra e por outros instrumentos que dela derivam e que servirão de ponte para a divulgação da arte e da cultura em vários espaços do concelho. Auditório Municipal Carlos do Carmo, Igreja Matriz, Convento de S. José, mas também o Anfiteatro da Fortaleza de Carvoeiro, a Quinta dos Vales e a Adega de Lagoa serão espaços privilegiados para receber o V Festival Internacional de Guitarras de Lagoa. Estas sonoridades transportam um património cultural popular e tradicional mas aglutinam a singularidade de novas leituras musicais, mais contemporâneas.
A Educação é um tema que me é sempre querido. Daí a importância de fazer chegar este evento, não só ao público em geral, mas também aos mais pequenos, às escolas. As masterclasses existentes estarão, assim, abertas, mediante inscrição, a vários tipos de público, sempre com a Educação como pano de fundo.
Numa Lagoa Cidade Educadora, caberá realçar, para além da importância que este evento provou já ter ao nível da promoção turística, a sua importância cultural. Cultura é, afinal, um conceito complexo, onde cabem a arte, o conhecimento, a lei, os costumes e a tradição, a moral e o conhecimento, no seio do universo de afetos, mas também social de cada cidadão. A educação não se esgota em casa, nas escolas... Queremos uma sociedade educadora, cientes de que o usufruto do estético e do belo é um elemento transformador das nossas vidas e de que o bem-estar proporcionado pela cultura ao cidadão o transforma e este, por sua vez, se torna agente transformador da cultura.

Contactos

Tlf: (+351) 282 380 434

Tlf: (+351) 282 380 452

guitarralagoa@gmail.com


Câmara Municipal de Lagoa

http://www.cm-lagoa.pt